Forragem verde

Forragem Verde - Cevada

Cevada


O que é
Vantagens
Sistemas de Produção
O que fazemos

Forragem verde em rolo.

Forragem verde em rolo

Tapete de forragem verde de cevada

Tapete de forragem verde de cevada

Forragem verde em tabuleiro

Forragem verde em tabuleiro, pronta a servir


O que é

A forragem verde  é um alimento natural para os animais herbívoros,  tais como cavalos, o gado bovino de leite e carne, ovelhas, cabras, coelhos e porcos;  é também um excelente alimento para utilizar nas quintas pedagógicas e pequenos zoos.

A forragem verde hidropónica são plantas forrageiras crescidas durante 10 dias sem nenhum substrato ou solo.  Quando as sementes germinam as suas raízes crescem e entrelaçam-se formando um tapete verde.  A cevada é a planta escolhida, pois, tem um ótimo valor nutritivo e um excelente desenvolvimento neste sistema, mas, podem ser utilizadas outras plantas como o milho, o trigo, o girassol, ou a linhaça, sozinhos ou em combinação.

Quando se deve optar por este tipo de alimento

Deve considerar-se o uso deste alimento quando os animais não tem acesso a pastagens ou quando,  devido às condições climatéricas, a qualidade da pastagem é muito irregular.

Vantagens

É um sistema que proporciona um alimento constante e fiável durante todo o an0,  sendo independente das condições climáticas.

É um alimento nutritivo de elevada palatibilidade que pode ser dado tanto a ruminantes como a animais monogástricos.

Tem um crescimento natural, livre de pesticidas e herbicidas.  É adaptavel aos sistemas de produção biológica, uma vez que é um alimento natural.

A utilização de um sistema de forragem verde  hidropónico permite aumentar a produção,  aumentar a capacidade de armazenamento e resistir a tempos de seca.

Sistemas de produção

Existem vários sistemas de produção desde os mais simples, em que se controla o tipo de sementes e quantidade de água, aos sistemas  mais complexos, em que se controla a temperatura, a humidade e a luz.  Para pesquisar em Inglês utilize “Green fodder” e em Castelhano utilize “Forraje verde“.

O que fazemos

-Avaliar as necessidades do seu sistema produtivo;

-Assistir na instalação de um sistema de produção de forragem verde hidropónico;

-Fazer o acompanhamento regular da produção de forragem verde.

Para mais informações contacte verdecaldas ( @ ) gmail.com

Anúncios

10 thoughts on “Forragem verde

  1. O sistema fornece um bom alimento e independente do tempo atmosférico só ponho em causa a sua rentabilidade. Argumento -me do contrario.

    • A principal fonte de nutrientes está nas sementes, e o seu custo influencia todo o restante. Depois, temos a mão de obra diária necessária para a alimentação e manutenção do sistema. Os restantes custos dependem do sistema em si e são representados por gastos de energia que pode ser utilizada para a manutenção da temperatura ideal, arejamento, luz. Este sistema apresenta a melhor eficiência no uso da água.

      A sua rentabilidade é controversa e depende do preço dos factores anteriores, ao que tudo indica parece ser mais caro alimentar os animais com este tipo de forragem (Small Ruminant, Info Sheet by susan Schoenian), no entanto, existem outros casos de sucesso (Hydroponic Green Forage by Hector Gallegos ).

      A rentabilidade do sistema depende do cenário presumido para a realização do cálculo de custos, se no seu caso, a rentabilidade do sistema for duvidosa (positiva ou negativa) deve considerar a execução de um ensaio para uma melhor avaliação, mesmo com um sistema rudimentar.

  2. Gostaria de saber quais as variedades de cevada que têm sido utilizadas para a produção de forragem hidroponica.
    Tenho visto vários sites com produção de forragem hidroponica, mas nunca vi referência às variedades utilizadas.
    Alguém pode esclarecer e dar esta informação?
    Obrigado
    Antonio

  3. Gostaria de conhecer uma exploração de cabras de leite que use forragem verde hidropónica.
    Tenho algumas duvidas quanto ao desperdiço. Penso que as cabras comem a parte verde e as raizes não, para além de grande parte ir parar ao chão, o que depois de pisado já não lhe tocam.
    Gostava muito de estar enganado pois parece-me uma hipótese muito rentável.
    Se alguém tiver experiência com cabras, agradecia que me expilcasse.
    Obrigado
    Rodrigo

    • Olhe, penso que haverá uma exploração na Serra da Estrela. Pelo o que sei as cabras comem tudo: a parte verde (folhas), a parte castanha (sementes) e a parte branca (raízes), mas nunca vi nenhuma a comer a forragem verde, posso crescer-lhe um bocadinho para você ver. Quanto ao desperdício, é como tudo, se não tivermos prato para comer, fazemos muito sujidade, e não comemos o que cair no chão.

  4. Bom dia! Precisava de um sistema hidroponico para produzir forragem verde para alimentação de ovelhas. Precisava de 200 kg de matéria seca por dia. Quanto pode custar este investimento. Aguardo contacto . tmn n. 966503892

  5. boa tarde
    estou interessado em adquirir uma estufa para produzir forragem para animais agradecia contato para obter mais informacoes
    obrigado

  6. Boa noite..é possível alimentar caprinos só com forragem verde durante todo a ano?? Como posso montar um sistema destes e quais o seus custos..??onde posso comprar cevada a granel para fazer a forragem ?? Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s